sexta-feira, 30 de janeiro de 2009


Empreendo uma viagem que talvez não termine. Estou à procura de Paz. Porém, tanta gente que conheço já procurou a paz e não a encontrou que penso que talvez eu também não a encontre.
Mas não vou me preocupar com isso. A paz é o objetivo, mas o objetivo não é realmente minha meta.
Metas, objetivos... quando vivemos cercados de pessoas que consomem idéias como estas acabamos por nos contaminar também. Em meus passos pude ver que estas pessoas que vivem em busca de metas e objetivos não entendem a importância de coisas maiores. Correm buscando sua própria satisfação momentânea, em uma vida pós-moderna, conduzida pela pressa e pelo vazio. Não sabem o que querem, mas têm objetivos, metas, cotas a atingir. São como cachorros correndo atrás de carros. Quando conseguem que os carros parem, atingem seu objetivo, param, estáticos, sem saber o que fazer.
Estou em busca de significado e o significado é a jornada em si. Valores que apreendemos no caminho possuem relevância para nossas vidas. O que acumulamos conforme vamos avançando, isso faz toda a diferença.
William Beausay III, escritor de “Gestão de Pessoas Segundo Jesus”, diz que o ser humano vive em busca de três coisas: uma liderança a seguir, satisfação de necessidades e desejos e um significado. Tratarei dos dois primeiros aspectos em textos a seguir, mas, neste momento vamos falar sobre significado. Baseados nestes três tópicos iniciaremos a nossa jornada rumo a nós mesmos.
Nesta frase de Beausay, significado é relevância no mundo. No filme “Dança Comigo” (Shaw we dance? – 2004), a personagem de Susan Sarandon fala uma frase que ficou em minha mente muito tempo: “casamos por que queremos que alguém testemunhe nossas vidas, por que queremos ter relevância na vida de alguém”.
Levando em conta os mais de 100 bilhões de pessoas que já pisaram a Terra (dados da Population Reference Bureau), não temos tanta importância. Nossas vidas seguem, quase como as vidas das formigas, sem significado e sem relevância nenhuma, vivendo dentro de uma rotina onde todos somos iguais e, quando não somos, nos consideramos deslocados. Não são todos que nascem para ser Barack Obama, mas tenho certeza que todos nós nascemos para alguma coisa, com algum fim, com algum propósito.
E propósito é o que buscamos do fundo de nossos corações. Ele gera a satisfação. Quando encontramos o por que de viver, então encontramos todas as respostas. Porém, nesta viagem o que quero saber é quais perguntas tenho que fazer, por que não sei para que direção ir e nem imagino qual seja a certa.
Mais de cem bilhões de pessoas e nós já ouvimos falar de quantas? Quantos morreram sem que sequer soubéssemos seus nomes? Do outro lado do mundo, em uma comunidade agrária na China, neste momento, alguém está morrendo, e eu nem sei o nome dele. E ele? Morrerá sem saber quem eu sou.
Propósito. Quando o encontramos a vida ganha significado. A procura por ele deve ser contínua, aguda, profunda e transformadora.
Quando encontramos nosso verdadeiro propósito passamos a ter relevância no mundo em que vivemos, seja como carpinteiros, engenheiros, donos de grandes empresas, líderes religiosos ou simples viajantes. Só podemos tocar as pessoas quando somos tocados por algo maior que nós.
Eu fui tocado por Jesus. Não estou fazendo apologia a religião nenhuma, até por que não sou religioso, ou devoto. Sou alguém que procura encontrar-se, apenas. Jesus iniciou uma transformação em minha vida e sei que este foi o primeiro passo de minha viagem. Ele me mostrou uma estrada: O carpinteiro que tornou-se líder que tornou-se mártir, que era Filho de Deus e que subiu aos céus após ter ressuscitado. Parece-me um caminho claro: de algo relativamente insignificante (carpinteiro) para algo relevante (líder), que sabe que é algo notável (Filho de Deus) e que faz algo extraordinário (subir aos céus após sua ressurreição). Certamente ele encontrou a satisfação que procurava, e por mais dor a que parece ter sido afligido, me parece o caminho mais certo.
Jesus teve muitas alegrias, também. Porém, o caminho que seguiu tinha um objetivo bem claro: que todos nós pudéssemos estar junto dele novamente.
Se ele passou pelo que passou pensando em outras pessoas, em um gesto extremamente altruísta e voluntário, e havia nisso relevância, tendo alcançado seu objetivo e obtido a paz final (neste sentido, literalmente, encontrando o significado maior), por que não tentar o mesmo caminho?
Jesus alcançou enquanto homem, o significado de sua jornada e enquanto Deus, mostrou que esta viagem é possível e que podemos, sim, encontrar o propósito pelo qual fomos colocados aqui.

Para pensar hoje:

Quem são as pessoas em cujas vidas tenho relevância? Quem são as pessoas em cuja vida eu quero ter relevância?

Um comentário:

  1. Quero ter revelancia com vc. O meu propósito é te fazer feliz. Te ajudar.

    eu te amo. E vc é o meu escritor

    ResponderExcluir