sexta-feira, 26 de junho de 2009

Meus "Ídolos" de carne

O talento do Chico me bestifica. Não que eu já não fique bestificado normalmente, dia após dia com uma série de coisas que nos acontecem ( a luz da geladeira continua sendo um mistério indissolúvel dentro de minha vazia cabeça), mas o que Chico Buarque é capaz de fazer com as palavras é imbativelmente (palavra que não existe. SIC, para quem se incomoda) a melhor coisa que pode haver.
Estava lendo o clássico do cancioneiro futebolístico “o Moleque e a Bola”, publicado em 98, durante a Copa da França, no “O Globo”. De algo tão trivial quanto a relação entre o moleque pobre e a bola de futebol (seja um coco, um ovo, uma laranja ou uma bola de capão) ele extrai tamanho lirismo que (não tenho outra palavra) me bestifica.
Eu tenho uma relação complicada com os artistas que admiro. Sinto como se os conhecesse por meio de sua arte e acabo buscando mais deles nas fontes disponíveis. Me peguei seguindo o Max Lucado no Twitter só por que os livros dele são maravilhosos. Até mandei mensagem em português (que ele entende) prá ver se consigo a atenção do rapaz.
A internet possibilitou esta interação mais próxima com nossos (odeio esta palavra mais que tudo) ídolos (não... não coloco o Danilo Gentili em um pedestal, apenas admiro a velocidade de raciocínio dele). Blogs, sites, vídeos no youtube, Orkut, comunidades virtuais e, agora, o Twitter. Recursos, formas de estarmos mais próximos daqueles que sentimos que podem nos passar algo, nos agregar conhecimento.
Eu procuro estar o mais próximo possível daqueles que me ensinarão algo. Quero que aqueles que querem aprender de mim também estejam ao meu lado, pois sei o valor que o aprendizado tem para a vida.
“Ídolos” (eca!) são pessoas que nos ensinam por meio de seu exemplo e vivência. Por meio daquilo que escrevem, pintam, desenham, cantam, fotografam. Hoje vou postar uma listinha de dez pessoas que influenciaram muito minha vida.

Chico Buarque – Artista competente, pensador sagaz.
http://www.chicobuarque.com.br/

Max Lucado – Autor profundo em sua simplicidade. Sem palavras
http://maxlucado.com/

Renée Maggritte – Sensibilidade para representar o real de forma irreal
http://www.magritte.com/

Henri Cartier-Bresson – De seu olho saltam momentos mágicos para cada um de nós
http://www.henricartierbresson.org/index_en.htm

Marisa Monte – voz de chuva que cai devagar no limiar da porta
http://www2.uol.com.br/marisamonte/site/abertura.htm

Tom Jobim – Passarim passarando no canto dentro de mim
http://www2.uol.com.br/tomjobim/index_flash.htm

Vinícius – elementar para entender quem sou
http://www.viniciusdemoraes.com.br/

Manuel Bandeira – delicadeza daquele que não era um bicho... meu Deus, era um homem!
http://www.astormentas.com/bandeira.htm

Leon Eliachar – O “Cairioca” que fez cócegas em meu raciocínio
http://www.releituras.com/leoneliachar_bio.asp

Brennan Manning – Pela graça conheço a graça!
http://www.mundocristao.com.br/autordet.asp?cod_autor=147

Não coloquei aqui as pessoas que conheço, com quem convivo e que são os melhores exemplos para mim. Estou postando aqui pessoas que podem te influenciar de alguma forma, esteja você onde estiver. Estes “artistas”me ensinaram algo em algum momento, e desprezar a sua importância para minha vida seria, no mínimo, displicência.
Ainda estou bestificado com o texto do Chico. Já conheço muitas coisas dele, mas este texto é muito limpo. Procurem, pois vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário