sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009


Descobri um novo sabor em minha vida. Não sei como fiquei vinte e sete anos sem experimentar isto, sem saber o gosto, o cheiro, simplesmente por que tinha preconceito quanto a esta nova descoberta.
Ante-ontem eu comi, pela primeira vez em minha vida, uma manga.
E, não satisfeito, chupei o caroço.
Volto a perguntar: como pude ficar tanto tempo sem experimentar manga? Como sobrevivi até hoje sem saber do sabor doce, do cheiro suave e da textura saborosa desta fruta? Como pude não querer experimentar manga antes?
Penso quantas outras mangas existem na minha vida. Quantas coisas que eu perdi a oportunidade de experimentar por medo de não gostar. E não são só as frutas, mas pessoas, situações, viagens.
Minha esposa quer fazer um cruzeiro quando tivermos dinheiro. Eu nunca entrei em um barco por mais de vinte minutos em minha vida, e o mais longe da costa que eu já cheguei foi no meio do canal de Ilhabela. Além disso, coloco um monte de defeitos no desejo dela de viajar: tudo é caro, é chato, é o mesmo que ir a um shopping, só que no mar, etc.
Depois de comer a manga eu me perguntei se não estou fazendo o mesmo com o cruzeiro? Se não estou perdendo a oportunidade de experimentar uma sensação maravilhosa que o cruzeiro pode me proporcionar.
Os motivos para colocarmos barreiras para novas experiências são vários, desde medo até preconceitos, traumas, etc. Vence-los é uma questão de atitude e escolha.
Outro motivo para dizermos não para oportunidades em nossas vidas é uma frase que reverbera na mente de muitos de nós: “eu não estou preparado para isso”.
Sempre ouvi esta frase e durante muito tempo acreditei nela. Sempre me julguei incapaz de cumprir certas tarefas. A insegurança vivia comigo e eu deixei de obter grandes conquistas na vida graças a ela.
Porém, preconceitos são vencidos por meio de atitudes e eu tomei as minhas. Hoje tenho meu site (
www.jornallivrearbitrio.com), tenho minha esposa (a maior conquista de minha vida) e tenho uma vida tranqüila. Não faço o que amo, mas amo o que faço em meu trabalho. E tudo isso tendo sido uma pessoa extremamente insegura.
Mas o que nos faz inseguros? O que nos faz achar que não estamos preparados para chupar as mangas que Deus nos oferece? Quais são os impedimentos em nossa mente que nos bloqueiam?
Por que acreditamos no que as pessoas erradas dizem. Se ouvíssemos mais aqueles que acreditam em nós, veríamos o verdadeiro potencial que temos. “de tudo, retém o que é bom”, diz o apóstolo Paulo, e as pessoas que nos jogam para baixo não têm nada de bom para nos oferecer.
Tendemos a ser muito autocríticos e acabamos por dar ouvidos às frases que não devíamos. “Você está gordinho”, “Isto poderia estar melhor”, “Eu não sei se você pode fazer isso”, “Não é parte da sua competência”. Isto é o que o mundo nos fala para nos deixar acomodados em nossa própria posição, sem experimentar, sem renovar.
Sempre fui horrível em matemática. Nunca gostei da matéria, pois não consigo imaginar a vida de forma cartesiana, objetiva. A vida não é A+B=AB, mas uma infinidade de variantes que, por vezes, estão além de nossa possibilidade de compreensão. Só saberemos o verdadeiro sabor daquelas "mangas" que recebemos se as experimentarmos. Cada experiência de nossa vida é uma variante que pode gerar possibilidades boas ou ruins, que só saberemos se tentarmos viver.

Chamfort, filósofo francês diz que o homem chega inexperiente a cada idade da vida. Ou seja, se não experimentarmos, não poderemos ter tais experiências. Ninguém pode aprender com as experiências dos outros. Se outras pessoas pegaram mangas azedas em áreas de sua vida, não quer dizer que as suas não possam estar sumarentas.

Não dê ouvidos aos que dizem que as mangas não estão boas, que cruzeiros não são divertidos ou que pessoas são desagradáveis. Experimente a vida, pois não a vivemos duas vezes, assim como cada manga matura uma única vez em sua vida.
Eu disse sim para manga e estou pensando seriamente em dizer sim ao cruzeiro. Há muito tempo disse sim a mim mesmo. Experimentar sem medo só me tem feito bem, e acredito que continuará assim eternamente.

Proposta do dia:

Se você não gosta de manga, coma manga. Se não gosta de alguém, mas não tem motivo, converse com esta pessoa. Experimente algo diferente!

2 comentários:

  1. Que bom que vc está decidindo fazer um cruzeiro...

    te amo!

    ResponderExcluir
  2. Por que acreditamos no que as pessoas erradas dizem. Se ouvíssemos mais aqueles que acreditam em nós, veríamos o verdadeiro potencial que temos. “de tudo, retém o que é bom”, diz o apóstolo Paulo, e as pessoas que nos jogam para baixo não têm nada de bom para nos oferecer.



    Só saberemos o verdadeiro sabor daquelas "mangas" que recebemos se as experimentarmos.

    Se outras pessoas pegaram mangas azedas em áreas de sua vida, não quer dizer que as suas não possam estar sumarentas.

    Se não gosta de alguém, mas não tem motivo, converse com esta pessoa.



    *tô amando a leitura do seu blog =)

    ResponderExcluir